Projeto Humanarte - Vocabulário de Psicanálise
Winnicott, Donald (1896-1971)

Psicanalista e psiquiatra inglês, Donald W. Winnicott nasceu no ano de 1896, em Plymouth, na Grã-Bretanha. Estudou medicina revelando desde logo um interesse especial pela infância. Mais tarde, interessa-se pela psicanálise, sofrendo influências de Anna Freud e Melanie Klein. Mostra-se, no entanto, mais adepto desta última por considerar as suas posições menos dogmáticas do que as de Freud. Melanie Klein chega mesmo a supervisionar as suas primeiras análises.
Winnicott desenvolveu um intenso trabalho em dois hospitais psiquiátricos londrinos, onde deu, durante cerca de quarenta anos, consultas a crianças. Em tom de brincadeira chamava ao seu local de trabalho o seu "snack-bar psiquiátrico". Winnicott elaborou uma teoria do desenvolvimento, centrando o seu estudo na díade mãe-filho, na qual estudava as relações e as suas consequências sobre o desenvolvimento do lactente, desde os primeiros momentos de vida. Winnicott coloca a tónica na importância que o meio ambiente desempenha do ponto de vista relacional. Utiliza o conceito de integração do Eu e o papel desta integração no desenvolvimento afetivo que vai de uma dependência absoluta à independência.
Winnicott introduz também a noção de objeto transacional, que segundo Laplanche e Pontalis (1967), é " um objeto material com valor de eleição para o lactente e para a criança, nomeadamente no momento de adormecer. O recurso a objetos deste tipo é um fenómeno normal, que permite à criança efetuar a transição entre a primeira relação oral com a mãe e a verdadeira relação de objeto".
Winnicott baseou-se, deste modo, na sua experiência clínica para criar toda uma teoria do desenvolvimento que, como ele sempre se preocupou em afirmar, nunca a adotou por si mesma. Dito de outro modo, Winnicott achava fundamental "partir da sua própria experiência e deixar as coisas serem o que são".Donald Winnicott morreu em Londres no ano de 1971. http://www.infopedia.pt/$winnicott

     
A - H
 
I-P
 
R-V
   
Nomes
 
Agressividade Inconsciente Relações de Objeto Freud, Sigmund (1856-1939)  
Arquétipo (Jung) Inveja Sado-masoquismo Jung, Carl Gustav (1875-1971)  
Complexo de Castração Símbolo (Jung) Klein, Melanie (1882-1960)
Narcisismo
Complexo de Édipo
Objeto
Sonho Lacan, Jacques (1901-1981)
Deus Perversão
Sublimação Reich, Wilhelm (1897-1957)
Fase Oral Psicanálise Silveira, Nise da (1905-1999)
Superego
Winnicott, Donald (1896-1971)
Homossexualismo Pulsão
Violência