As melhores histórias da Arte: inveja 1 - como imobilzar o mal home
  1. Inveja 1 - Caravaggio
  2. Inveja 2 - Bosch
  3. Inveja 3 - Naldini
  4. Inveja 4- Martins
"Medusa" (1597) (autorretrato) Michelangelo da Caravaggio, Uffizzi - Firenze  
 
"Medusa" (1615) Peter Paul Rubens. Viena  
Medusa, figa, carranca, espelho ou pintos de pedra, todos funcionam como verdadeiras armadilhas para o olhar do outro. Numa espantosa manifestação de unidade psíquica, culturas variadas em tempos diversos inventaram mecanismos sutis para paralisar o adversário, desarmar-lhe os humores destrutivos e extrair-lhe a energia negativa que estava ávido por depositar em solo alheio. A carranca e a medusa são derivativos da ideia de que o terror é capaz de imobilizar o mal. Já os genitais se servem da estratégia de que o mal não tem como recusar o obsceno. Num caso ou no outro não há "seca-pimenteira" que resista.